• Horário

    Seg. à Sex. 08h às 12h

  • E-mail

    contato@aeapel.com.br

  • Telefone

    (53) 3025.1518

28 set 2020

Publicado o Edital para o Mérito Agronômico 2020

EDITAL 01/2020

40ª EDIÇÃO DO MÉRITO AGRONÔMICO AEAPEL – REGULAMENTO

 

I) BREVE HISTÓRICO

Com a finalidade de valorizar a profissão e o exercício profissional do(a)s Engenheiro(a)s Agrônomo(a)s, em 1981 foi criado pela AEAPEL o prêmio Destaque Agronômico, destinado a reconhecer os trabalhos nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ensino, Pesquisa e Produção.

De 1989 a 1999, o Destaque Agronômico era concedido também para o(a)s Engenheiro(a)s Agrônomo(a)s que concluíam Curso de Doutorado ou de Pós-Doutorado.

A partir de 2006, o prêmio passou ser denominado Mérito Agronômico e até 2013 destacou um profissional em cada edição anual nesse período.

Considerando novas realidades da agropecuária e da agroindústria, aliadas a novos conceitos e a evolução das atividades do(a)s Engenheiro(a)s Agrônomo(a)s nas cadeias produtivas, a partir de 2014 a AEAPEL promoveu alterações com vistas a adequar a concessão da honraria, conforme registram os itens II e seguintes.

 

II) AS ÁREAS

2.1) Mérito Agronômico em Atividade de Apoio a Cadeias Produtivas – destinado a destacar Engenheiro(a) Agrônomo(a) atuante em planejamento, fiscalização, normatização, assistência técnica, consultoria, comercialização, industrialização de instrumental e/ou insumo, extensão agrícola e/ou agroindustrial, preservacionismo, logística, transporte e/ou armazenamento, crédito, infraestrutura, treinamentos e educação não formal, podendo outras atividades também ser consideradas de apoio a cadeia(s) produtiva(s).

2.2) Mérito Agronômico em Ensino – destinado a destacar Engenheiro(a) Agrônomo(a) atuante em atividade formal de ensino de qualquer grau, desde que relacionado à qualificação de profissionais para atuarem em pelo menos uma etapa de uma cadeia produtiva.

2.3) Mérito Agronômico em Pesquisa e Desenvolvimento – destinado a destacar Engenheiro(a) Agrônomo(a) atuante em atividade formal de investigação científica e/ou desenvolvimento tecnológico relacionada a pelo menos uma etapa de uma cadeia produtiva.

2.4) Mérito Agronômico em Produção – destinado a destacar Engenheiro(a) Agrônomo(a) atuante em atividade de produção agropecuária e/ou agroindustrial que envolva pelo menos uma etapa de uma cadeia produtiva.

 

III) QUEM PODE CONCORRER

Para cada área pode ser indicado(a) Engenheiro(a) Agrônomo(a) residente e/ou com domicílio profissional em Pelotas e/ou em municípios vizinhos (nos termos do Art. 5º do Estatuto da AEAPEL).

 

IV) COMO APRESENTAR A CANDIDATURA

Todo(a) associado(a), em pleno gozo de seus direitos, pode indicar, através de correspondência à Diretoria da AEAPEL, até um(a) Engenheiro(a) Agrônomo(a) para cada área (itens 2.1 a 2.4), podendo o mesmo associado subscrever indicação para mais de uma dessas áreas.

Excepcionalmente, em função da Pandemia, cada indicação, contendo obrigatoriamente justificativa que a embase, deve ser encaminhada, por e-mail (eliasmc@uol.com.br ou tallessoaresrosa@gmail.com)  ou por Whatsapp 53(999827053 ou 981155324) até às 17 horas do dia 02 de outubro de 2020.

IMPORTANTE: Para apresentar candidato deve ser associado(a) da AEAPEL, porque o destaque é conferido pela Associação, mas para ser indicado(a) e eleito(a) essa condição não é necessária, pois a finalidade é valorizar a profissão e os(as) profissionais.

 

V) COMO SERÁ O JULGAMENTO DAS INDICAÇÕES E A ESCOLHA

Excepcionalmente, em função da Pandemia, a análise das indicações e a eleição serão realizadas por uma comissão, composta por membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, em reunião virtual a partir das 18 horas do dia 02 de outubro de 2020, presidida pelo Presidente da AEAPEL.

A comissão, por votação da maioria simples dos membros participantes, elegerá até um(a) Engenheiro(a) Agrônomo(a) para cada uma das quatro áreas (itens 2.1 a 2.4).

 

VI) ENTREGA DOS TROFÉUS

Excepcionalmente, em 2020 os troféus não serão entregues no tradicional jantar comemorativo ao DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO, no Salão de Festas da Casa da Amizade, no Parque da Associação Rural de Pelotas, como parte da programação oficial da EXPOFEIRA.

Nesta 40ª Edição, a entrega dos troféus ao(à)s agraciado(a)s com o prêmio MÉRITO AGRONÕMICO – EDIÇÃO 2020, em cada uma das áreas, ocorrerá às 10 horas do dia 10 de outubro em ato virtual integrante da programação oficial da 94ª EXPOFEIRA DE PELOTAS.

 

 

Pelotas, 25 de setembro de 2020

 

Engº Agrº Moacir Cardoso Elias

Presidente da AEAPEL