• Horário

    Seg. à Sex. 08h às 12h

  • E-mail

    contato@aeapel.com.br

  • Telefone

    (53) 3025.1518

16 ago 2018

Edital Mérito Agronômico AEAPEL 2018 é divulgado

Com a finalidade de valorizar a profissão e o exercício profissional do Engenheiro Agrônomo, em 1981 foi criado pela AEAPEL o prêmio Destaque Agronômico, destinado a reconhecer os trabalhos nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ensino, Pesquisa e Produção.

De 1989 a 1999, o Destaque Agronômico era concedido também aos Engenheiros Agrônomos que concluíam Curso de Doutorado ou de Pós-Doutorado.

A partir de 2006, o prêmio passou ser denominado Mérito Agronômico e até 2013 destacou um profissional em cada edição anual nesse período.

Considerando novas realidades da agropecuária e da agroindústria, aliadas a novos conceitos e a evolução das atividades dos Engenheiros Agrônomos nas cadeias produtivas, a partir de 2014 a AEAPEL promoveu alterações com vistas a adequar a concessão da honraria. Atualmente são 4 categorias:

1) Mérito Agronômico em Atividade de Apoio a Cadeias Produtivas – destinado a destacar Engenheiro Agrônomo atuante em planejamento, fiscalização, normatização, assistência técnica, consultoria, comercialização, industrialização de instrumental e/ou insumo, extensão agrícola e/ou agroindustrial, preservacionismo, logística, transporte e/ou armazenamento, crédito, infraestrutura, treinamentos e educação não formal,podendo outras atividades também ser consideradas de apoio a cadeia(s) produtiva(s).

2) Mérito Agronômico em Ensino – destinado a destacar Engenheiro Agrônomo atuante em atividade formal de ensino de qualquer grau, desde que relacionado à qualificação de profissionais para atuarem em pelo menos uma etapa de uma cadeia produtiva.

3) Mérito Agronômico em Pesquisa e Desenvolvimento – destinado a destacar Engenheiro Agrônomo atuante em atividade formal de investigação científica e/ou desenvolvimento tecnológico relacionada a pelo menos uma etapa de uma cadeia produtiva.

4) Mérito Agronômico em Produção – destinado a destacar Engenheiro Agrônomo atuante em atividade de produção agropecuária e/ou agroindustrial que envolva pelo menos uma etapa de uma cadeia produtiva.

Para cada área pode ser indicado Engenheiro Agrônomo residente e/ou com domicílio profissional em Pelotas e/ou em municípios vizinhos (nos termos do Art. 5º do Estatuto da AEAPEL).

Todo associado, em pleno gozo de seus direitos, pode indicar, através de ofício à Diretoria da AEAPEL, até um Engenheiro Agrônomo para cada área (itens 1 a 4), podendo o mesmo associado subscrever indicação para mais de uma dessas áreas.

Cada indicação, contendo obrigatoriamente justificativa que a embase, deve ser entregue na sede da AEAPEL até às 17 horas do dia 10 de setembro de 2018.

IMPORTANTE: Para apresentar candidato deve ser associado da AEAPEL, porque o destaque é conferido pela Associação, mas para ser indicado e eleito, essa condição não é necessária, pois a finalidade é valorizar a profissão e os profissionais.

A análise das indicações e a eleição serão realizadas por uma comissão, composta por Engenheiros Agrônomos já agraciados com o Mérito Agronômico em edições anteriores e por membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, em reunião a partir das 19 horas do dia 11 de setembro de 2018, presidida pelo Presidente da AEAPEL.

A comissão, por votação da maioria simples dos membros presentes, elegerá um Engenheiro Agrônomo para cada uma das quatro áreas definidas anteriormente (itens 1 a 4).

A entrega dos prêmios será feita em jantar no dia 13 de outubro, comemorativo ao DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO, e parte da programação oficial da 92ª EXPOFEIRA DE PELOTAS, no Salão de Festas da Casa da Amizade, no Parque da Associação Rural de Pelotas.