• Horário

    Seg. à Sex. 08h às 12h

  • E-mail

    contato@aeapel.com.br

  • Telefone

    (53) 3025.1518

05 out 2019

Dia de Campo Sobre Culturas de Inverno na Palma acontece na próxima quarta-feira

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, com apoio da AEAPEL, do Labgrãos, do Curso de Meteorologia-UFPel, da Embrapa, do IRGA e da Emater-RS, promove na próxima quarta-feira, dia 9/10, no Centro Agropecuário da Palma, um Dia de Campo dedicado a quatro culturas de inverno que se apresentam como alternativas aos produtores de arroz ou soja da região para o período de entressafra. Durante o dia os convidados receberão informações sobre produtividade, fitotecnia, manejo e possibilidades de mercado da canola, do trigo, do centeio e da cevada. 
O coordenador do evento e professor do Departamento de Fitotecnia da FAEM, Luis Panozzo, informa que 70% das terras destinadas ao plantio do arroz ficam ociosas no inverno, a partir disso a introdução de alguma destas novas culturas poderia beneficiar o produtor. “Em áreas bem drenadas em terras baixas podemos entrar com estas culturas de inverno em sistema de rotação ou sucessão, o que pode colaborar de várias formas em todo o sistema de produção como, por exemplo, através da produção de novos grãos, incorporação de matéria orgânica ao solo ou diminuição do banco de sementes de plantas daninhas”, explica. 
Os produtores ou profissionais da área que comparecerem ao evento poderão conhecer de perto as lavouras experimentais de trigo (dez), canola (quatro), cevada (duas) e centeio (uma) que servem de laboratório para os pesquisadores da faculdade avaliarem a adaptação, o desempenho e as particularidades das culturas à região. Nas estações, aspectos relacionados à pós-colheita e à qualidade dos grãos serão apresentados pelos professores Moacir Elias e Nathan Vanier, do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (Labgrãos), também da Faculdade de Agronomia da UFPel. 
Conforme Panozzo, ainda é cedo para emitir uma recomendação técnica indicando o plantio das culturas, pois é necessária a realização de mais estudos, porém é possível afirmar que em terras baixas pode-se ter um desenvolvimento satisfatório, com boa produção e incorporando nutrientes ao ambiente quando se opta pela produção destas culturas. 


INSCRIÇÕES – O evento é gratuito. Interessados em participar do evento podem se inscrever no dia do evento ou antecipadamente pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWevS95Fq-wO9Q1pH0Vh0waCC72zGG5vsEx8qZ0xjBgATRpg/viewform?vc=0&c=0&w=1. Mais informações podem ser solicitadas pelo número (53) 99179-5653, com o professor Luis Panozzo, coordenador do evento.